sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Instruções ao Professor para a Lição 12 da Escola Dominical (Cpad)

Caro Professor, A verdade prática proposta nesta lição é a formação de sucessores - Formar é o mesmo que fabricar, fazer ou produzir.

Para que a obra de Deus tenha continuidade é necessário construir, edificar e, também fazer vir a existir pessoas capacitadas para conduzir o povo pelos bons caminhos.

O critério de formação de obreiros é indicando pessoas. As pessoas se diferenciam, não pelo estado ou pela atmosfera dentro do contexto de interesse e dentro do perfil impulsivo[1] que ora infesta os templos, mas, como foi o exemplo de Davi, pela postura diante dos problemas cotidianos. Notando que o homem que quer fazer a obra de Deus precisa se colocar como resposta aos problemas e não como parte deles.

O que faz a diferença é haver decorrido o tempo certo, completar-se uma adequada formação.

O que fez tu até agora para dar forma aos obreiros que lhe cercam? O que fizemos nós? O que fizeram? Essas são perguntam que não querem calar, porém de nada adianta lamentar! Quem olha para trás é semelhante ao cão que volta ao vomito, diz a Bíblia[2]. A Igreja precisa de soluções para o presente: o que farei eu? O que farás tu? Façamos (nós), fazei (vós). É preciso à igreja reconciliar-se com Deus. Fazer às vezes de escola de formação, é necessário que o pastor assuma a postura de discipulador da sua igreja, não se pode entregar essa tarefa tão importante a incautos, impulsivos e desequilibrados emocionais como vemos - A profecia de Amós continua de pé “Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Judá, e por quatro, não retirarei o castigo, porque rejeitaram a lei do SENHOR, e não guardaram os seus estatutos, antes se deixaram enganar por suas próprias mentiras… (Amós 2:4) -

A questão mais premente é substituir, Deus exige postura dos lideres, mas eles tapam os ouvidos e cerram o entendimento. Uns fingem que não é com eles e outros fazer cenas e até dão escândalos e fazem figura ridícula para permanecer como estão. O que se julgam inatingíveis fazem cera, ou seja, fingem que trabalham; esperam e seguram o jogo para garantir um resultado, mas que resultado? Tua vida secular vai sempre de mal a pior, a tua casa se afunda na lama e a tua alma caminha em passos largos para o inferno e tu escolhes enrolar ao invés de agir? Estar cercados ignorantes parece fácil, a gente pode fazer feio, fazer horas, passar tempo, armar desordem e ainda assim receber honras. O truque é fazer gritaria? É o que se vê nos templos e na TV! Explorar a amargura dos outros e mostrar soluções fáceis, após envolver as pessoas num ambiente emocional é um bom troque, tudo bem! Isso até dá algum “status” e um bom dinheiro, mas Deus tem falado disso “Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós” (Efésios 4:31)

Faz (…) anos que somos crentes!… Ele chegou faz (…) minutos e já quer dá palpite, isso é argumento de quem quer permanecer como está!

O tema da Lição é… E seus sucessores e a questão central são: ensinar que uma das responsabilidades de um líder é formar sucessores; ensinar que o homem é indicado por homens, porém para dar certo é necessária que ele seja escolhido por Deus, sabendo-se que a escolha de Deus não é uma imaginação vazia, a escolha de Deus é uma ação antecipada na natureza (Deus sabia quem era Davi e sabia que era Salomão na sua mais profunda consciência) é por isso que a próxima proposição é destacar às qualidades pessoais que agradam a Deus: ser consciente da dependência de Deus, ser humilde, ter senso de justiça e ter capacidade, pois o maior destaque e lição da vida de Salomão é a sabedoria (entenda-se por sabedoria: Erudição, grande soma de conhecimentos, prudência, bom senso, discernimento adquirido pelas experiências de uma longa vida em contraste com a ignorância. Boa aula.

Efésios 4 - 1 ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, 2 Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, 3 Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. 4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; 5 Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo; 6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. 7 Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. (…) 31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, 32 Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

17 de dezembro de 2009

Hiran R. Alencar

Leitura recomendada

(I Crônicas 22:9) - Eis que o filho que te nascer será homem de repouso; porque repouso lhe hei de dar de todos os seus inimigos ao redor; portanto, Salomão será o seu nome, e paz e descanso darei a Israel nos seus dias.

(I Reis 2:1-4) - E APROXIMARAM-SE os dias da morte de Davi; e deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo, Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem e guarda a ordenança do SENHOR teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores. Para que o SENHOR confirme a palavra, que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca, disse, te faltará sucessor ao trono de Israel.

(I Reis 3:12) - Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.

Proposição que não se pode mudar ( a fórmula do sucesso)

Se for homem de bem, nem um de seus cabelos cairá em terra; se, porém, se achar nele maldade, morrerá”. (I Reis 1:52) - E disse Salomão

Resultando desta proposição

(I Reis 10:23) - Assim o rei Salomão excedeu a todos os reis da terra, tanto em riquezas como em sabedoria.

fonte: www.ebdweb.com.br/2009/12/18/davi-e-o-seu-sucessor-hiran-raimundo-alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...